sábado, 6 de março de 2010

Hermenêutica: Será que Jo.5.39 é uma ordem para que se leia as Escrituras?

A igreja se encontra bebendo em cisternas rotas e desprezando o manancial de águas vivas (Jr. 2.12). Temos inclusive uma análise hermenêutica de Jo. 5.39 digna de ser observada, já que as Escrituras desde o principio advertem a não alterar aquilo que sai dos lábios do Senhor (Dt. 4.2, Ap. 22.19).
Desde muito, o referido texto é usado nos púlpitos, nas praças, e em artigos escritos por pessoas respeitáveis, a fim de referendar a idéia de que Jesus estava aí ordenando a leitura das Escrituras, o que na verdade é um ledo engano, pois nesse versículo o Senhor diz que na verdade eles liam as escrituras, por imaginarem encontrar nelas a vida eterna, e ele (Jesus) a própria vida, se encontrava diante deles e por não possuírem iluminação espiritual, não conseguiam enxergar isso.
Para se chegar a essa conclusão basta observar que o verbo encontra-se na 2ª pessoa do plural do presente indicativo: eu examino, tu examinas, ele (ela) examina, nós examinamos, vós examinais, eles (elas) examinam.
Corroborando essa assertiva, poder-se-ia citar a excelente tradução da NVI para esse texto : “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito”. Já a versão católica diz: Vós perscrutais (perscrutar = Averiguar minuciosamente; indagar, investigar, sondar) as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim. E vós não quereis vir a mim para que tenhais a vida.., a Basic english axiomaticamente diz: You make search in the holy Writings = vocês pesquisam os escritos sagrados...
Os líderes religiosos do tempo de Cristo não podiam ser acusados de negligenciar os estudos das sagradas letras, todavia podiam ser acusados de quererem ser aceitos e justificados diante de Deus pelo simples fato de serem dedicados nisso. Jesus por sua vez apontou na direção de que eles estavam fazendo um estudo (investigação, busca), o texto grego diz isso, mas sem contar com a ajuda dos céus, o que fez com que eles desprezassem aquele que de lá viera. Que estudemos a palavra do Senhor com mais temor e tremor, pois elas testificam do nosso salvador. Deus em sua Graça continue abençoando seu povo.

Wanderley Nunes.

quarta-feira, 3 de março de 2010

O Batismo apresentado no Novo Testamento

Batismo Introdução:
Aquele que tem sido chamado pelo Senhor, sem dúvida desejará receber o batismo conforme exarado nas escrituras. A fim de que o candidato esteja certo de estar fazendo a perfeita vontade de Deus, é imprescindível que tome o nome revelado de Deus na Nova Aliança (Jo.17.6, 26): Senhor Jesus Cristo; para a confissão e remissão dos pecados (Atos 2: 38). Se faz necessário que o coração desejoso pelo batismo esteja antes de tudo arrependido e disposto a servi-lo (Atos 2: 38; 16: 31).
No batismo o crente recebe “o nome do noivo” e o “atestado de óbito” com relação a esse mundo : “Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo” (II Co.11.2). “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado” (Rm.6.3,7).
O simples fato de ser batizado nas águas, de modo algum redimirá o homem dos seus pecados, esse é o papel do sangue imaculado do cordeiro (I Jo.1.7). A disposição de abandonar a vida de pecado é fator preponderante para o candidato que anseia ser batizado no precioso nome do Senhor Jesus Cristo. Aquele que não deseja “emendar-se” (At.26.20-na A. R.C)1 dos seus maus caminhos não usufruirá das bençãos advindas do batismo bíblico, pois demonstra com isso imaturidade e sobretudo falta de discernimento espiritual.
O não preocupar-se em ir para as águas batismais sem uma consciência nova como diz o Apóstolo Pedro (I Pe.3.21) com relação a vida que levará de agora em diante, desonra o Senhor da Igreja, que instituiu essa cerimônia que juntamente com a Santa Ceia constituem-se nas duas principais ordenanças para o seu povo na Nova Aliança, podendo tal atitude trazer-lhe sérios problemas de ordem espiritual e física (I Co.11.27,31).
A partir do momento em que há entendimento com relação a responsabilidade que é receber o nome do Deus todo poderoso através do batismo, e procedendo tal atitude de um coração reverente e ansioso em servir a Deus, deve o candidato pedir o seu batismo sem mais demora, o qual será efetuado pelo ministro ordenado pela Igreja em uma cerimônia festiva e reverente. Já que ao tomar conhecimento da vontade de Deus, o que se espera de um servo preocupado com sua fidelidade ao seu Senhor é a obediência a sua palavra. “ ...Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade”(I Pe.1.22), e as Santas Escrituras advertem : “...Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão”(Lc.12.48.).
A Forma do Batismo apresentada pelas Escrituras.
Há pelo menos três formas conhecidas e tradicionais de batismo: aspersão (a água é derramada pelo oficiante com a mão sobre a cabeça do batizando), a afusão. “Afundir” ou “efundir” consiste no derramamento de água sobre o batizando, que alguns, mais rigorosamente, preferem distinguir da “aspersão” (“borrifar”, “salpicar”), chamando atenção para a quantidade de água e método, e a imersão (o batizando é submergido na água).
Li06
batismo com pingod de agua















A Palavra afirma taxativamente que só há um batismo, um Senhor e uma só fé (Ef. 4:5) . O modelo encontrado no Novo Testamento aponta para a imersão, pois tudo parece indicar ter sido o modo pelo qual o Senhor foi batizado e pelo qual os Apóstolos batizaram desde o início. Dois textos aludem á essa ideia . “Batizado Jesus, saiu logo da água...” (Mt 3.16). Em Atos 8:38-39, vê-se Felipe na cerimônia de batismo do eunuco, os versículos afirmam: “...ambos desceram a água, e Felipe batizou o eunuco. Quando saíram da água...” Os termos “saiu” e “saíram da água” parecem indicar de modo inequívoco, conforme demonstrado nos Evangelhos e em Atos que o batismo praticado nessas ocasiões foram por imersão. A ideia Paulina de sepultamento do velho homem registrado em (Rm.6:4), demonstra a confirmação da doutrina bíblica do batismo no que diz respeito a sua forma. Mesmo a análise etimológica da palavra batismo fortalece o pensamento imersionista. O vocábulo grego “Baptizo”, donde se derivou “batismo”, já por si só é uma prova contundente a favor do batismo nas águas por imersão como sendo esse o modo bíblico, Cristão e Apostólico de se batizar os catecúmenos2.
A FÓRMULA BIBLICA DO BATISMO.
Há uma grande controvérsia quanto ao mandamento de Jesus aos seus apóstolos quanto ao batismo registrado em Mt. 28. 19. “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;...”. Há de se observar atentamente que Jesus não estava se dirigindo a qualquer um, mas aos homens escolhidos e designados por ele : “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei...” (Jo.15.16); homens aos quais ele revelou os mistérios : “Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido (Mt.13.11).
Por vezes eles contemplaram a revelação da Divindade, a ponto de um deles exclamar: “Senhor meu e Deus meu!” (Jo.20:28). O próprio Jesus disse a satanás: “Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto”( Mt.10), no entanto, ele mesmo se deixou adorar pelo homem curado da cegueira: “Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou” (Jo.9.38), demonstrando assim sem contradição alguma, ser ele o Deus todo poderoso manifestado em carne.
O registro de Lucas sobre o dia de Pentecostes é muito esclarecedor; enfaticamente diz que todos os presentes no cenáculo ficaram cheios do Espirito Santo (At.2.4). É digno de nota, que a ordem para que eles aguardassem o revestimento do Espirito foi do próprio Jesus: “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com {com; ou em} água, mas vós sereis batizados com {com; ou em} o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (At.1.4,5).
Essas mesmas escrituras dizem que os que detinham a revelação da vontade de Deus eram os profetas; e naqueles dias os apóstolos : “o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito” (Ef.3.5). “Para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos” (II Pe.3.2) .
O Apóstolo Pedro fora o homem designado por Jesus para liderar a sua obra na Igreja que nascia: “Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas” (Jo.21.17). Esse mesmo Simão Pedro estava liderando o grupo de 120 discípulos, os quais incluía o grupo apostólico e Maria a mãe de Jesus: “Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At.1.13,14). Foi justamente esse homem escolhido por Jesus e que na ocasião se encontrava cheio do Espirito Santo, que falou a multidão: “Arrependei-vos, e cada um de vos seja batizado em nome do Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (O mesmo Espírito de Deus que eles  haviam acabado de receber).
Não houve nenhuma palavra contrária por parte dos outros Apóstolos, multidões afluíram á comunhão da Igreja através do batismo: “Então os que lhe aceitaram a palavra foram batizados; havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (At. 2.41). A Igreja Apostólica com a revelação do Espírito Santo cumpriu cabalmente a ordem que Jesus lhes ordenara em Mateus 28:19.
O que deve ficar bem claro é que em Mateus é dada a ordem para se usar o nome e em Atos2.38 é usada a fórmula ou seja , aquilo que deve ser dito ao batizando no momento que se estar efetuando o batismo. Havendo uma crença na fidedignidade da Bíblia como aclarado nas palavras Neotestamentárias que: “Toda Escritura é inspirada por Deus...” (II Timóteo 3:16); logo não há de se observar nela nenhuma contradição, e sim por parte dos homens, falta de iluminação para compreender o que ela revela.
Se o texto for analisado acuradamente e Deus derramar a sua luz, notar-se-á que Atos 2:38 não contraria de modo algum Mateus 28:19. É sensato observar, que o Senhor Jesus disse: “...batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”
O mandamento é batizar usando o nome (singular) do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A argumentação Petrina é clara e categórica: “... e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo...”, em perfeita harmonia com toda a Escritura vetero e neotestamentária. Os títulos Pai, Filho, e Espírito Santo referem-se as manifestações maiores de Deus na história da humanidade; ele foi Pai na Criação, Filho na encarnação (Deus só é chamado de filho na encarnação do verbo, antes Ele é o Deus todo poderoso) e Espirito Santo na obra da regeneração.
Ademais, havendo a clara compreensão de que os Apóstolos tinham a revelação do nome de Deus: Senhor Jesus Cristo, conclua-se também que se fosse correto batizar usando títulos, isso é o que não faltaria para que os líderes da Igreja nascente se utilizassem. Eis alguns títulos de Deus no Antigo Testamento :

Nome:
Passagem:
Significado:
Jeová-jireh
Gêneses 22:14
O SENHOR verá (i.e. proverá).
Jeová-rapha
Êxodo 15:26
O SENHOR que cura, sara.
Jeová-nissi
Êxodo 17:15
O SENHOR nossa bandeira (i.e., vitória).
Jeová-m'kaddesh
Êxodo 31:13
O SENHOR que santifica.
Jeová-shalom
Juízes 6:24
O SENHOR nossa paz.
Jeová-sabaoth
I Samuel 1:3
O SENHOR dos Exércitos (Todo-Poderoso).
Jeová-elyon
Salmos 7:17
O SENHOR Altíssimo.
Jeová-raah
Salmo 23:1
O SENHOR meu pastor.
Jeová-hoseenu
Salmo 95:6
O SENHOR que nos criou.
Jeová-tsidkenu
Jeremiah 23:6 O SENHOR Nossa Justiça.
Jeová-shammah Ezekiel 48:35 O SENHOR está presente (Ali)
³
Foi justamente a clareza da doutrina da revelação do nome de Deus que fez com que os santos apóstolos não optassem em momento algum batizar os que se achegavam à Igreja em nenhum dos títulos de Deus, mas no seu nome: Senhor Jesus Cristo. Por esse motivo, no dia de Pentecostes, quase três mil almas tomaram o nome de Deus no batismo, pois este é, conforme o apóstolo Pedro, “O único nome abaixo do céu, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” At. 4. 12.
Felipe batizou no mesmo nome os samaritanos: “...somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus”. Pedro repetiu a mesma fórmula na casa do centurião Cornélio, At. 10.48, “ordenou que fossem batizados em nome do Senhor Jesus”. “Ordenou” é um vocábulo muito sugestivo nesse texto; Lucas (o escritor do livro de Atos) demonstra fortalecer a ideia de ordem imperiosa dada a um oficial da corte italiana, que bem conhecia o que era uma ordem superior, bem como o perigo de desobedece-la.
O episódio relatado em Atos 19.1-7, é muito significativo no que diz respeito a importância do batismo usando o nome, mesmo para aqueles que uma vez já foram batizados. Para Paulo o apóstolo dos gentios, o maior Evangelista do novo Testamento, o nome revelado de Deus era importantíssimo, por isso, quando alguém era alcançado pelo Evangelho, a primeira atitude Paulina era por sobre esse novo discípulo o Nome do Senhor Jesus Cristo.
A primeira revelação que Paulo recebeu do Senhor foi quanto ao nome do seu Deus, fato esse que marcou sua vida para sempre: “Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, porque me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus a quem tu persegues...” (At. 9.3,5). Aquele outrora perseguidor da Igreja, torna-se agora o seu mais notório defensor e divulgador. Atos 22:16, informa que ele invocou o nome do Senhor ao ser batizado por Ananias.
Há outros testemunhos Bíblicos, os quais atestam de forma inexorável o batismo em nome do Senhor Jesus: “... fomos batizados em nome de Jesus...” (Romanos 6:3); “....Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.(Lc. 24.45,47).
A fórmula trinitarista adotada para o batimo passou a ser utilizada muito tardiamente; vale ressaltar, que quando foi adotada a fórmula trina para o rito batismal, o que antes era a Igreja do Senhor, agora tornara-se: “Igreja Católica Apostólica Romana”, a primeira Denominação, oficializada assim por volta de 321 d.C . A título de informação: A doutrina da trindade foi abraçada pela Denominação Católica no ano de 325 d.C, cerca de 300 anos depois do nascimento da Igreja.
Considerações finais:
O que se pode depreender de tudo que foi apresentado no presente trabalho é que a Igreja Neotestamentária obedeceu de forma absoluta, completa e inequívoca ao mandamento do seu Senhor. O mesmo mandamento é transmitido hoje através da Restauração de palavra que o Deus todo poderoso está imprimindo sobre os seus eleitos nesses dias finais. Portanto, é de suma importância, que todo aquele que deseja agradar ao Senhor procure ser batizado usando a fórmula bíblica correta.
As Escrituras não registram ninguém que tenha sido batizado senão em nome do Senhor Jesus Cristo (fórmula) e por imersão nas águas (modo), logo, conclua-se que batizar nos títulos, usando as palavras, “Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” é uma aberrante herança Católica a qual não foi desconstruída pela Reforma protestante do século XVI.
Quando se usa o mandamento de Jesus em Mateus 28:19 como uma fórmula para o batismo está se repetindo somente a ordem, porém não se está usando o Nome. Os apóstolos ouviram a palavra, receberam a revelação dela e obedeceram a Deus testificando que o batismo nas águas deve ser ministrado em nome do Senhor Jesus.

Wanderley nunes.
1Versão da Bíblia -Almeida Revista e corrigida.
2Aquele que se prepara para o batismo; Aquele que será iniciado em alguma atividade.
3 Bernard K.,David. Vale ressaltar que na tabela original, são atribuidos nomes ao que na verdade são titulos.