sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TEXTOS MAL INTERPRETADOS

A PALAVRA DE DEUS SE RENOVA? ( HERMENÊUTICA)

“A palavra de Deus se renova a cada manhã”. Onde está escrito isso na Bíblia? Em lugar algum. As escrituras afirmam que é o entendimento do homem é que se renova : “ E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm.12.2). A palavra de Deus é eterna : “seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.”(Is.40.8); O apóstolo Pedro também faz a mesma afirmação (I Pe. I.25).



A palavra é intrínseca ao próprio Deus e como ele, é eterna. Não há nela variação, mudança. Nada lhe falta, como também nada nela precisa melhorar ou ser aperfeiçoado. A palavra como imanência do Divino é responsável pela criação do mundo; revelou-se inefavelmente em Jesus Cristo( Deus feito homem) e por fim, se deixou registrar nas páginas das Escrituras como sua vontade revelada ao homem que crê.

Então o que as escrituras dizem que se renovam cada manhã? O profeta Jeremias responde : “ As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” (Lm.3.22,23).

Nesse texto, Deus como sempre está tratando com um povo rebelde que se desvia constantemente da sua palavra ( vontade registrada); sabe-se que o salário do pecado é a morte, é então que surgem as misericórdias de Deus que se renovam ou seja, O Senhor perdoa o pecado e não castiga o infrator, é nesse sentido que suas misericórdias se renovam a cada manhã. E agora, o seu entendimento foi renovado com relação a palavra eterna de Deus?

MATEUS 6. 33 DIZ QUE TUDO SERÁ ACRESCENTADO?

Como você profere “ buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas […] vos serão acrescentadas”. Se você completou a frase com “ todas as coisas”, simplesmente distorceu a palavra de Deus. Mas não fique triste, você não está só nessa viagem, milhões ao redor do mundo lhe fazem companhia nessa equivocada interpretação. Então qual a interpretação correta? Sobre o que o texto se refere?

Para que possa haver uma perfeita interpretação, se faz necessário também uma perfeita contextualização. Em se tratando desse texto, é preciso observar que ele faz parte do Sermão do monte, o qual se inicia em Mateus 5.1, terminando em 7.28 : “ Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina.”

sabe-se claramente que o discurso foi prioritariamente dirigido aos discípulos( os doze), e aqueles que eram candidatos a discípulos: “ Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos;e ele passou a ensiná-los.” (Mt.5.1).

Depois de dar várias instruções práticas, Jesus passa ( vers.19) a falar sobre a preocupação natural do homem em acumular tesouros (bens) na terra, e termina essa perícope afirmando que o coração do homem está sempre ligado aquilo que lhe é mais precioso( vers. 21.

No versículo 24 O Senhor é enfático no que concerne a primazia de Deus na vida dos seus discípulos: “ Não podeis servir a Deus e as riquezas.”


COMER, BEBER E VESTIR.

No versículo 25 há uma clara correlação com o verso anterior: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. É pertinente se observar o uso do “por isso” e então perguntar : por isso o que? O versículo 24 responde : por não poder servir a Deus e as riquezas.

Logo a ênfase de Jesus recai a partir daí sobre : O comer, o beber e o vestir. Necessidades básicas, que no pensamento de Jesus não devem de modo algum se tornarem senhores do homem, fazendo-o viver em função disso. No versículo 28 sem sair do assunto, é falado sobre a ansiedade com relação ao vestuário, para em seguida, verso 31 reafirmar o contexto : “ Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?

Jesus explica ainda que viver só para o próprio deleite físico: comer , beber e vestir; são alvos meramente gentílicos ou seja, de quem não serve a Deus.: “Porque os gentios é que procuram todas estas coisas”. Quais são todas estas coisas? Comer, beber e vestir E termina o versículo 32 dizendo : “ pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas”. Do que é que o Pai celestial sabe que os homens necessitam basicamente? Comer, beber e vestir.


O QUE SÃO “ TODAS ESTAS COISAS”?

,
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” É importante a observação de que não é dito jamais “ todas as coisas”, mas sim estas coisas, referindo-se a tudo o que foi falado anteriormente as quais são : comer, beber e vestir.

Em nenhum lugar desse texto é afirmado que Deus está comprometido em dar riquezas e prosperidade a alguém por essa pessoa ter feito a sua vontade, ao contrário, Jesus está conclamando a que os seus discípulos tenham desprendimento no que se relaciona as coisas materiais, mesmo as mais básicas, pois ainda que o homem faça tudo o que o seu Senhor ordena, ainda assim ele não tem nenhum mérito, nenhum merecimento diante de Deus.

“ Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.” (Lc.17.10). O Senhor continue iluminando seu povo.
Pr. Wanderley Nunes.

4 comentários:

Aquam Dixit disse...

100 Corrrrrrrrrrrrrrrrrreto!

Com efeito: se "a Palavra de Deus se renovasse a cada manhã", hoje ela deveria liberar muita coisa que era proibido, tipo... Casamento gay.

Por isso, OLHO VIVO EM CADA LETRA!

Anônimo disse...

É verdade. Muitas vezes nós viramos meros papagaios, falamos só porque ouvimos alguém falar e falamos sem pensar. Muito pelo contrário a palavra de Deus é eterna e não pode ser acrescentada ou dimninuida.

Unknown disse...

EU GOSTARIA D DEIXAR AQUI MEU COMENTARIO SOBRE ESTE ASSUNTO: NADA CONTRA O SENHOR. ESTAR CERTISSIMO EM DIZER QUE A PALAVRA NÃO SE RENOVA.
VAMOS ANALIZAR O PONTO DE VISTA DA OUTRA PESSOA.
PONVENTURA ESSA PESSOA NÃO ESTA SE REFERINDO A MESMA PASSAGEM SÓ QUE ALEGORICAMENTE DIFERENTE.
POR EX: "E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear." (Mateus 13 : 3)
SABEMOS QUE NESTA PASSAGEM O MESTRE FALA DO EVANGELHO. SEMEADOR = PREGADOR, SEMENTE=EVANGELHO.
VAMOS RENOVAR ESTA PASSAGEM ALEGORICAMENTE. EIS QUE O IRMÃO OU AS PESSOAS, SAIRAM FALANDO PALAVRAS QUE...
ESTA SENDO MUITO BOM EM PODER COMPARTILHAR UM POUCO DE NOSSO CONHECIMENTO. SABENDO QUE JESUS CRISTO É O DONO DA VERDADE.
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14 : 6)
UM FORTE ABRAÇO FIK NA PAZ
ATT: PR. VALDECIR

RUBENITTA disse...

Muito pontual suas colocações! Em Hebreus 13:8 está escrito: “ Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. A busca diária e incessante pela Verdade, conduzida pelo Espírito Santo, leva o homem à renovação do seu entendimento acerca das escrituras. É o amadurecimento cristão que se opera naquele que realmente deseja intimidade com Deus. Que texto abençoado!

Rubenita