sábado, 11 de abril de 2009

Teologia do Nome e Como entender Mateus 28:19

Teologia Do Nome.* A Mensagem restauradora para os últimos dias dá farta ênfase à doutrina do nome de Deus como expressado tanto no Antigo como no Novo Testamento. Para as pessoas dos tempos bíblicos, “o nome é uma parte da pessoa, uma extensão da personalidade do individuo. Especificamente, o nome de Deus representa a revelação da Sua presença, caráter, poder e autoridade. No Antigo Testamento, Yahweh (Jeová) era o título redentor de Deus e o vocábulo singular pelo qual Ele distinguiu-se dos deuses falsos.

Todavia, no Novo Testamento, os que ensinam a Unicidade afirmam que Deus acompanhou a revelação de Si próprio em carne com um novo nome. Este nome é Jesus, que inclui e toma o lugar de Yahweh, pois literalmente significa Yahweh — Salvador, ou Yahweh é Salvação. Apesar de outros levarem o nome Jesus, o Senhor Jesus Cristo é o único que realmente é o que o nome descreve”18. Enquanto os que defendem a trindade vêem o nome Jesus como o nome humano de Deus Filho, os crentes da mensagem restauradora vêem este nome como o nome redentor de Deus no Novo Testamento, que tem o poder e a autoridade que a igreja necessita.

Eles apontam para estas passagens das Escrituras: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14:14). “E não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:1 2). “Por meio de seu nome, todo o que nele crê recebe remissão de pecados” (Atos 10:43). “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira, e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra” (Filipenses 2:9-10). “E tudo o que fizerdes, seja em palavras, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:17).

Eles observam que a Igreja Primitiva orava, pregava, ensinava, curava os enfermos, operava milagres, expulsava demônios e batizava no nome de Jesus19. O nome de Jesus não é uma fórmula mágica: ele só tem efeito através da fé em Jesus e de um relacionamento com Ele. todavia, o Cristão deve usar o nome de Jesus falando em oração e no batismo, como uma expressão externa de fé em Jesus e obediência à Palavra de Deus. Apesar de haver diferenças nas palavras exatas ditas em cada relato batismal, todos (inclusive Mateus 28:19) descrevem o mesmo nome: JESUS20.
Como Entender Mateus 28:19 **

1- Quando cristo disse o que está registrado em Mateus 28:19, havia discípulos presentes e obviamente, o que ele disse foi ouvido e entendido pôr eles. 2- Deveriam eles, a partir de então, batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que equivocadamente foi interpretado como três pessoas divinas que misteriosamente formam um único Deus. Em atos 2: 38 vê-se Pedro conclamando seus ouvintes que se arrependam para serem batizados em nome de Jesus cristo, e não em três nomes. 3- Imaginando-se, porém, que Pedro nesta ocasião houvesse esquecido a ordem de Mateus 28:19 e deixado de batizar em nome do Pai, Filho e Espírito Santo... Teria a bíblia outra evidência de como Pedro entendera a última ordem de Jesus? Atos 10: 48 afirma que ele ordenou que Cornélio o os seus, deveriam ser batizados em nome de Jesus.

4- Os que comugam a mesma fé unicista crêem que Pedro deve ter entendido a ordem de Jesus diferentemente do que a maioria dos Cristãos entende hoje. 5- Será que Pedro estava sozinho em seu entendimento? Não! Em atos 8:16 ele e João foram a Samaria e encontraram um grupo que havia sido batizado em nome de Jesus por Felipe. Faltava-lhes apenas receber os dons do Espírito santo, por isso Pedro e João impuseram as mãos e oraram por eles.

6- E o apóstolo Paulo, que segundo as sagradas letras, não recebeu o evangelho de nenhum homem, mas do próprio Cristo (Gálatas 1:12 ), batizava em nome do Pai, Filho e Espírito Santo? Também não! Quando visitou Éfeso, Paulo encontrou irmãos que conheciam apenas o batismo de João batista. Pois bem, Paulo depois de instruí-los, batizou-os somente no nome do Senhor Jesus, depois colocou as mãos sobre eles para que recebessem o Espírito santo e eles falaram em línguas e profetizaram e não se deve esquecer que até Paulo foi batizado em nome do Senhor Jesus Cristo.At.22.16
Será que Jesus cometeu algum equivoco ao ensinar o batismo em seu santo e bendito nome a Paulo? 7- O que está sendo afirmado aqui é que não existe na bíblia qualquer registro de um batismo em nome da trindade. Diante disso, como ressalta a mensagem restauradora, restam três opções apenas: a) Os discípulos se rebelaram contra Jesus e desobedeceram a sua ordem de batizar em nome do Pai, Filho e Espírito Santo; b) Os discípulos entenderam a ordem de um jeito diferente de Mateus 28:19; c) Jesus nunca ordenou que batizassem em nome do pai e do filho e do Espírito Santo.

Diante deste pequeno esboço, está sendo demonstrado que a ordem de Mateus 28:19 foi entendida pêlos discípulos de modo diferente do que hoje defendem os Cristãos, pois todos os discípulos batizavam apenas em nome do Senhor Jesus Cristo. Que Deus revele essas preciosas verdades á sua amada Igreja.

*BERNNARD, David R. A Teologia do nome.Com edição e notas de Wanderley Nunes. ** DE SOUZA, David Fernandes. Como entender Mateus 28:19. Com edição e notas de Wanderley Nunes.